segunda-feira, 5 de abril de 2010

A Catedral do Mar

Como alguns sabem e outros não, vivi 2 anos em Barcelona e por lá muito livro trouxe para Portugal. Em 1º Lugar pq eram baratissimos, este que vos vou falar custou-me €11,45 e não era em Versão de bolso, coisa que eles lá usam muito e eu adoro, por cá apenas a Wook comercializa a sério livros de bolso.

Este livro vale bastante a pena, e retrata de uma forma ímpar a cidade de Barcelona, numa época dificil. Em portugal já há a venda há uns tempos este livro.

SINOPSE:

Este romance histórico conta-nos a vida de um homem, Arnau Estanyol, o qual acompanhou a construção da grande Catedral de Santa Maria Del Mar em Barcelona. A catedral do povo, construída pelo povo e para o povo. A vida do personagem começa com os seus pais, Bernart e Francesca Estanyol, camponeses num feudo de Barcelona. A mãe é levada a servir o casa feudal e separada do filho, o Pai consegue fugir com Arnau para Barcelona. Já na cidade procura a sua irmã para o ajudar a atingir a sua liberdade e a do seu filho. Segundo a lei da cidade quem lá viver um ano e um dia será livre. Mas para Bernart e Arnau essa liberdade só é conseguida a muito custo. E mesmo depois de serem considerados livres pela lei de Barcelona, ainda têm que enfrentar uma série de confrontos e dificuldades criadas pela própria família. Num contratempo Bernart é preso e condenado á morte. Arnau ajudado por Joan, um amigo que se torna seu irmão adoptivo, consegue separa-se da família e viver sozinho jurando vingança por todas as humilhações que o fizeram passar  e ao seu pai. Pela sua vida passam problemas como a fome, a peste, a ira contra os judeus, uma amante possessiva, a guerra, a escravidão e outros problemas próprios da época. Com a ajuda de amigos que vai conhecendo e dos quais vai ganhando respeito passa por várias profissões desde bastaix, a soldado, cambista, juiz e herói. Arnau faz amigos entre os inimigos dos seus inimigos, faz amizades com judeus, escravos, camponeses e pessoas dos estratos sociais mais baixos. Chega a ser ajudado pela própria mãe sem o saber. Quando finalmente parece que tem tudo cai nas mãos da inquisição. Mas os seus amigos ajudam-no e conseguem a tão desejada vingança que Arnau jurou perante o cadáver de seu pai. Os anos passam entre amores e desamores e com a construção da catedral do povo sempre presente na sua vida Arnau pode finalmente descansar ao lado da mulher que ama e constituir família.

1 Comment:

Miriam said...

Oi! Tambem comprei esse livro que voce fala aqui! Amei!!!